Instituto Pensar - COP 26: Brasil corre para apresentar projetos na convenção da ONU para o Clima e outras curtas

COP 26: Brasil corre para apresentar projetos na convenção da ONU para o Clima e outras curtas

#COP26

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados discute nesta sexta-feira (8) projetos e propostas que o Brasil levará à Conferência do Clima COP-26, que acontece de 1º a 12 de novembro, na cidade de Glasgow, na Escócia, com a participação de quase 200 países.

O debate foi sugerido pelos deputados Camilo Capiberibe (PSB-AP) e Neri Geller (PP-MT). Alguns dos temas críticos de negociação na COP-26, segundo Capiberibe, dizem respeito à conclusão do chamado livro de regras do Acordo de Paris, que são orientações para implementação do tratado no âmbito da convenção.

"O fechamento dessas pendências contribuirá para alcançar o objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento bem abaixo dos 2ºC, com esforços para não ultrapassar 1,5ºC de aumento da temperatura até o fim do século?, afirma o deputado.

Leia tambémEUA debatem lei que pode barrar US$ 500 milhões em carne, couro e outros itens do Brasil

Neri Geller ressalta a importância da energia solar na redução da emissão de gases de efeito estufa. "Nos últimos anos, a energia solar evitou a emissão de 2,7 milhões de toneladas de CO2, contribuindo para o cumprimento das metas do Acordo de Paris.

Participaram do debate, entre outros:
? a diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Impa), Ane Alencar;
? o diretor de Conhecimento da SOS Mata Atlântica, Luis Fernando Guedes Pinto;
? o presidente-executivo da  Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia.

Pobreza menstrual

Parlamentares socialistas estão empenhados em derrubar o veto presidencial à distribuição gratuita de absorventes a adolescentes matriculadas em toda a rede pública brasileira. Entre eles, a deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP), que adotou o programa de combate à pobreza menstrual como uma das suas principais bandeiras políticas.

Serviço sanitário

Segundo a representante do Fundo de População das Nações Unidas, o @unfpabrasil, Astrid Bant, a ausência de condições sanitárias mínimas para que as pessoas possam gerenciar sua menstruação é uma violação de direitos humanos e distancia o país do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A distribuição de absorventes contribuiria para a segurança de meninas em idade escolar, combateria a evasão escolar e, principalmente, estimularia a confiança de jovens em idade reprodutiva a buscar informações sobre métodos contraceptivos.

Ciência perde orçamento

Na noite desta quinta-feira (7/10), o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), recebeu um apelo em tom desesperado de oito entidades científicas. O grupo pede ajuda do Congresso para reverter uma decisão do Ministério da Economia, comunicada em ofício à Comissão Mista do Orçamento, de retirar 90% dos recursos que seriam destinados a vários projetos científicos, inclusive a bolsas e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Check list

Lídice da Mata, deputada federal socialista pela Bahia, foi certeira ao relacionar o que foi bizarro na semana, mas sem chocar.

Com informações das agências Câmara de Notícias e Senado



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: